segunda-feira, 12 de agosto de 2013

AS DIVERSAS SUPERFÍCIES DAS QUADRAS

Hoje vou falar de algumas diferenças entre as principais superfícies das quadras de tênis: Saibro, Grama e Piso (Quadra Dura). Muitas pessoas ficam se perguntando qual a diferença e até pensam que não há muitas diferenças, porém quem joga tênis sabe bem como é.

O Saibro de Roland Garros (Foto: www.wtatennis.com)
Saibro: Feita de pó de tijolo, é considerada a superfície "lenta", pois devido ao piso mais fofo, a bola perde um pouco de velocidade ao quicar e devido ao atrito com o chão, ganha altura, assim torna o jogo mais lento, por esse motivo a maioria dos pontos é disputado em várias trocas de bola entre os jogadores. Os principais torneios que são disputados no saibro é Roland Garros(França), Masters de Monte Carlo(França) e também o Aberto do Brasil ou Brasil Open.

A Grama de Wimbledon (Foto: donlira.wordpress.com)
Grama: São as quadras mais rápidas. Ao entrar em contato com o chão a bola perde altura e ganha velocidade, assim o jogo fica mais rápido, logo, exige mais agilidade dos atletas e acaba tornando os pontos mais "fáceis", com menos trocas que nas outras superfícies. Além disso, devido ao desgaste rápido, acaba formando morrinhos na grama, que podem enganar o tenista no momento do quique da bola. O principal torneio disputado na grama é o Torneio de Wimbledon na Inglaterra.

Quadra Dura: Considerada superfície intermediária, mais rápida que o Saibro e mais lenta que a Grama, superfícies ideal para quem tem facilidade de combinar diversos estilos de jogo. Os principais torneios em quadras de piso são o US Open, Australian Open, Masters de Cincinnati(em andamento e com cobertura do Espaço Tênis) e o Masters de Indian Wells.

A Quadra Dura do US Open (Foto: gabanyis.com)
Agora você sabe mais um pouco sobre as principais diferenças entre as superfícies de quadras de tênis, se quiser aprofundar seu conhecimento pode visitar também: http://amarradosnotenis.wordpress.com/2009/04/17/conheca-as-diferentes-superficies-do-tenis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário